Escola de Formação e Criação do Ceará

IMG-20171118-WA0015 (1)

Porto Iracema das Artes realiza a atividade: “Encruza de Saberes do Corpo”, uma partilha de saberes entre os professores capoeiristas Gabriela Santana (UFPE) e Ricardo Nascimento (UNILAB-CE)

O encontro consistirá em uma aula aberta com partilhas prático-teóricas que tem como tema as “Marcialidades afrodiaspóricas: jogos, danças, lutas e muito mais”

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza a atividade “Encruza de Saberes do Corpo”, com a  tutora do projeto “Capoeiragem” integrante do Laboratório de Dança, Gabriela Santana e o professor doutor da UNILAB-CE e mestre capoeirista, Ricardo Nascimento. O evento ocorre na segunda-feira, 19 de dezembro, às 19h, no Mukambo de Cultura. A atividade é gratuita e aberta ao público.

O encontro conta com uma vivência prática sobre o tema das “Marcialidades afrodiaspóricas: jogos, danças, lutas e muito mais” e que aborda o jogo de Esgrima Afro Colombiana, com noções e princípios sobre como manejar as ferramentas utilizadas nessa arte. Serão partilhadas informações sobre o contexto de ensino-aprendizagem deste jogo e as relações entre a Capoeira do Brasil e o Jogo de Machete y Bordón da Colômbia. Após essa exposição prática com Gabriela e Ricardo, será proposto um diálogo entre os dois pesquisadores capoeiristas sobre os percursos de suas investigações.

No evento, Gabriela Santana compartilha sua experiência na dança, na capoeira angola e na aprendizagem junto aos Mestres(as) da Arte da Esgrima Afrocolombiana praticadas no Norte de Cauca – Colômbia. A partilha será feita em diálogo com o trabalho realizado pelo pesquisador Ricardo Nascimento que apresentará material inédito sobre a Ladja, na Martinica e sobre o Engolo enquanto mito de origem da capoeira. A atividade visa promover uma encruza de saberes entre os dois capoeiristas, onde serão provocados pensamentos e práticas centradas na corporeidade e na memória coletiva para o campo da dança e da performance.

A proponente desta atividade, a professora Gabriela Santana, é tutora do projeto “Capoeiragem – Educação do Corpo e Legado Cultural”, que está sendo desenvolvido pelos artistas Flávio Santos, Gelmo Sousa e José Edson na 10ª edição do Laboratório de Dança.

SOBRE O PROJETO CAPOEIRAGEM

Projeto investigativo que visa explorar os saberes de uma arte negra ancestral, co-criando em cena performances do jogo, abordando o improviso, a surpresa e a experimentação com possibilidades do corpo mandingueiro. A pesquisa propõe-se a fazer um aprofundamento dos rituais e raízes por trás do balanço da ginga e um manifesto performático da riqueza cultural por meio do corpo-capoeira.

SOBRE GABRIELA SANTANA

Dançarina, capoeirista, aluna do Centro Esportivo de Capoeira Angola da Academia de João Pequeno de Pastinha (CECA – AJPP).Professora do Departamento de Artes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuante no curso de Licenciatura em Dança. Mestra em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), licenciada e bacharel em Dança pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Encontra-se em doutoramento no Programa de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com bolsa sanduíche (estágio doutoral) na Faculdade de Artes da Universidad Distrital José Francisco de Caldas.

SOBRE RICARDO NASCIMENTO

Mestre de capoeira. Antropólogo e professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Pós-doutorando no Programa multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, com uma pesquisa sobre a pedagogia da ginga. Autor do livro Capoeira for export: percursos e dilemas da capoeira no contexto global.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Aula Aberta “Encruza de Saberes do Corpo”, com Gabriela Santana e Ricardo Nascimento.

Quando: 19 de Dezembro, segunda-feira, às 19h

Onde: no Mukambo de Cultura (R. Senador Catunda, 206, Benfica).

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Romã Salviano (estagiária) com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em 14 de dezembro de 2022