Escola de Formação e Criação do Ceará

Mapa do Flâneur-site

Mapa do Flaneur: rotas vagabundas da cidade – Sobral (CE)

Projeto: Mapa do Flaneur: rotas vagabundas da cidade – Sobral (CE)
Proponente e colaboradores: Jander Alcântara, Rodrigo Brasil e Zeca

Resumo do projeto:
A investigação busca tatear as potências narrativas das ruas de Sobral através de experimentações artísticas da/na Toca da Matraca, abrigo de performers da música, dança e teatro. As andanças levam para além dos casarões, das frestas das janelas coloniais, da ferrugem dos portões europeus e do sangue do trabalho escravo no pelourinho no centro da cidade. Quais as narrativas foram soterradas e arrastadas para debaixo dos tapetes de concreto? Quais as táticas para intervir artisticamente com o espaço urbano?

 

Tutora: Eliana Monteiro

Minibio: Diretora no grupo Teatro da Vertigem, Eliana Monteiro é mestranda em artes cênicas na ECA – USP. Formada em artes cênicas pela Universidade São Judas, em interpretação pela Escola Superior de Teatro Célia Helena, e em direção pela Escola Livre de Santo André. Coordenou o núcleo de encenação do Programa Vocacional da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e atualmente, desde 2013, coordena o Projeto Espetáculo das Fábricas de Cultura do Estado de São Paulo.

É formadora convidada do curso de Direção Teatral da SP Escola de Teatro. Integrou a 26ªComissão julgadora de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo, curadoras da Mostra de Teatro do Maranhão. Participou como artista convidada no III Seminário Internacional de Artes Escénicas: El cuerpo y el espacio (PUC-Peru).