Escola de Formação e Criação do Ceará

LASTÁ – ESTUDO DO TEATRO DE ANIMAÇÃO

Resumo: O projeto trata-se de um estudo da técnica do teatro de animação, inspirado na técnica japonesa “Bunraku”. O experimento terá como referência o elenco do espetáculo Lastá, texto de Ricardo Guilherme, que servirá como suporte dramatúrgico. O objetivo é descobrir técnicas que possibilitem a realização de movimentos humanos, projetando um mecanismo de contribuição formativa para atores. Poderá servir como base para novos projetos que porventura optem por fazer uso do teatro animado.

TutoraAdelaida Mangani Natural de Buenos Aires, se formou em música, teatro e danças. Ingressou como professora Superior de Música no conservatório “Manuel de Falla” no ano de 1959 e Mestre na Escola Normal Nº 4 “Estanislau S. Zeballos” no mesmo ano. Estudou Filosofia na universidade de Buenos Aires, e foi bolsista pelo conselho britânico para estudar Direção Integral de Televisão na BBC de Londres, Inglaterra. Ao mesmo tempo se aperfeiçoou em estudos teatrais com o mestre Juan Francisco Giacobbe, que a dirigiu em numerosos espetáculos. Foi diretora do Instituto Vocacional de Arte Manuel José de Labarden e posteriormente Diretora de Institutos da Direção Geral de Ensinos Artísticos do Ministério de Cultura de Buenos Aires, onde desempenhou a função até 2007. É criadora de uma metodologia em educação através da arte, a partir da qual se formaram numerosas gerações de docentes. Em 1969 começou seu trabalho como manipuladora de bonecos ao lado da célebre Ariel Bufano. No ano de 1977 foi cofundadora do “Grupo de Titiriteiros do Teatro San Martin”, do qual é diretora nos dias atuais. É autora e diretora de numerosos espetáculos estreados pelo grupo de manipuladores, bem como intérprete e criadora musical de muitos deles. É Diretora da Oficina-Escola de Manipuladores de Bonecos do complexo teatral de Buenos Aires, na qual também está a cargo da disciplina de Estética e Encenação. É membro da Academia Argentina de Literatura Infantil e Juvenil; e membro da Cátedra Permanente de Grandes Criadores da Associação de Ensinos Artisticos (Asociación de Enseñanza Artística). Recebeu os prêmios Konex, Clarín, Atina e muitos outros.

Realizadores: José Cristiano Barbosa Castro, Marconi Basílio Torres Júnior, Cleiviane Marques Vasconcelos, Eder Machado Lima e Eliania Damasceno, integrantes do grupo Bricoleiros.