Escola de Formação e Criação do Ceará

Laboratório de Música

O Laboratório de Música é voltado para o desenvolvimento de projetos musicais contemplando os aspectos da composição, execução, interpretação, arranjo, performance e produção. As propostas são orientadas na perspectiva de criação e montagem de show com qualidades técnica e conceitual, capaz de seguir um circuito de apresentações públicas. Ouça algumas músicas dos projetos deste laboratório.

De 2013 até 2019, 30 projetos passaram pelo Lab Música, tendo sido, em 2013 e 2014, cinco projetos por ano e, nos anos seguintes, quatro por edição. Na edição 2020, mais quatro projetos foram desenvolvidos na linguagem.


Coordenação

MONA GADELHA é cantora, compositora, jornalista e produtora. Coordenadora do Laboratório de Música desde 2014. Lançou sete CDs (Mona Gadelha, Cenas & Dramas,  Tudo se Move, Salve a Beleza, Praia Lírica, um tributo à canção cearense dos anos 70  e Cidade Blues Rock nas Ruas – este também em CD e DVD). Fez a produção executiva de vários CDs e projetos culturais, como “Jazz na Caixa”, em São Paulo. Escreveu para jornais e revistas (O Povo, Vogue), atuou em TV e rádio. Foi editora do jornal Meio & Mensagem, em SP. Fez curadoria de concertos de música ao vivo em filmes na 27ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2003) e palestrante do WOMEX, falando sobre música e inclusão social, em Sevilha, ES(2003). Realizou shows por todo o país e turnê na Alemanha. Tem especialização em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia de São Paulo (2004) e mestrado em Comunicação (Fotografia e Audiovisual) pelo PPGCOM, da Universidade Federal do Ceará. Escreveu perfis biográficos de José de Alencar e Petrúcio Maia (Edições FDR, 2002 e 2017).Ganhou o I Concurso de Contos Femininos do Jornal O Povo. Coordenou o Ponto de Cultura Memórias do Olhar (São Paulo, 2008).

Conheça todos os projetos contemplados:

Projetos

2022

ANÁLISE SELVAGEM (Sobral)
de Alice David, Gabriel Vieira e Quéren Evódia / Tutoria: Tulipa Ruiz

Em um encontro entre ilustrações, música e psicanálise, Análise Selvagem é um processo de imersão que tem como objetivo principal a exploração e gravação de seis faixas de Alice
David, resultando no lançamento de um EP e um show que apresente os elementos que a artista e colaboradores(as) propõem investigar.

BÁRBARA!
de Rodrigo Ferreira – Mulher Barbada, Caio Castelo e Luana Caiubi / Tutoria: Guilherme Kastrup

O projeto trata da construção do primeiro álbum da cantora drag queen Mulher Barbada, que influenciada pela chamada Nova MPB, pretende fazer drag music que flerte com a Tropicália e misture rock, samba, bossa nova e psicodelia. Junto dos artistas Caio Castelo e Dândara Marquês, Mulher Barbada pretende trabalhar composições atuais e novas canções ao longo do processo, abordando questões como gênero, sexualidade e representatividade.

ENCRUZILHADA
de Zeis, Renata Froan e Eudenia Magalhães / Tutoria: Kassin

Encruzilhada é uma metáfora para um mundo penetrado em dualismo(s). Que caminhos alternativos podemos seguir e quais as perspectivas de futuro? Neste trabalho, Zéis busca encontrar nas discussões sobre raça, na arte, nos encontros, na sua energia rockeira e nas suas referências da música brasileira, algo que conecta as pessoas. Encruzilhada é uma experiência estético-sonora, uma imersão poética, musical e afetiva entre o público e o artista.

 

MANIFESTO AFROKAOS
de Davinci, Dinho K7 e Durango / Tutoria: Felipe Fiuza

AfroKaos é uma pesquisa realizada por integrantes do coletivo Selo do Século que consiste numa experimentação sonora e visual centrada na estética afrofuturista, propõe-se
a criação de uma nova sonoridade advinda de texturas que serão construídas a partir de experimentações, que partem da mescla entre instrumentos orgânicos não-convencionais e da música eletrônica, buscando, assim, uma ressignificação do passado e almejando uma ascensão periférica.

2020

 

Do Dialeto ao Dia Lento

Fortalezas: Trajeto de um Mundo Virá

Vacilant investiga o tempo

Amarga

2019

Lua – Atlântico

Pulso de Marte

Peripécias Transversais

Um corpo sem voz em busca de voz

2018

Arquelano: ainda sou ponto

Caboco eletrônico

Cenas de ópera

Horizonte Aparente

2017

Iracema Som Sistema

Ode ao Mar Atlântico

Orquestra Popular do Nordeste

Sila Crvs A.O.A

2016

Bendito Som das Quebradas

Nayra Costa

Rivera

Tocata Livre

2015

Aquarela Cearense – Grupo Murmurando

A Terceira Casa – DanChá

“Kimera” – Ananias Gois

“Monocromático” – Miguel Cordeiro

2014

Dois Olhos

Vagabunda Flor

Visus qua sonus

As nuvens serão um colar de margaridas

Filho de Manicure

2013

O circo dos Littles

Jangada Electra

Da funhouse para o mundo

Ouvi Dizer que Lá Faz Sol

Jornada de Violão e Viola