O Laboratório de Música é voltado para o desenvolvimento de projetos musicais contemplando os aspectos da composição, execução, interpretação, arranjo, performance e produção. As propostas são orientadas na perspectiva de criação e montagem de show com qualidades técnica e conceitual, capaz de seguir um circuito de apresentações públicas. Ouça algumas músicas dos projetos deste laboratório.
De 2013 até 2019, 30 projetos passaram pelo Lab Música, tendo sido, em 2013 e 2014, cinco projetos por ano e, nos anos seguintes, quatro por edição. Na edição 2020, mais quatro projetos foram desenvolvidos na linguagem.
Coordenação
MONA GADELHA é cantora, compositora, jornalista e produtora. Coordenadora do Laboratório de Música desde 2014. Lançou sete CDs (Mona Gadelha, Cenas & Dramas, Tudo se Move, Salve a Beleza, Praia Lírica, um tributo à canção cearense dos anos 70 e Cidade Blues Rock nas Ruas – este também em CD e DVD). Fez a produção executiva de vários CDs e projetos culturais, como “Jazz na Caixa”, em São Paulo. Escreveu para jornais e revistas (O Povo, Vogue), atuou em TV e rádio. Foi editora do jornal Meio & Mensagem, em SP. Fez curadoria de concertos de música ao vivo em filmes na 27ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2003) e palestrante do WOMEX, falando sobre música e inclusão social, em Sevilha, ES(2003). Realizou shows por todo o país e turnê na Alemanha. Tem especialização em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia de São Paulo (2004) e mestrado em Comunicação (Fotografia e Audiovisual) pelo PPGCOM, da Universidade Federal do Ceará. Escreveu perfis biográficos de José de Alencar e Petrúcio Maia (Edições FDR, 2002 e 2017).Ganhou o I Concurso de Contos Femininos do Jornal O Povo. Coordenou o Ponto de Cultura Memórias do Olhar (São Paulo, 2008).
Conheça todos os projetos contemplados:
Projetos
2022
ANÁLISE SELVAGEM (Sobral)
de Alice David, Gabriel Vieira e Quéren Evódia / Tutoria: Tulipa Ruiz
Em um encontro entre ilustrações, música e psicanálise, Análise Selvagem é um processo de imersão que tem como objetivo principal a exploração e gravação de seis faixas de Alice
David, resultando no lançamento de um EP e um show que apresente os elementos que a artista e colaboradores(as) propõem investigar.
BÁRBARA!
de Rodrigo Ferreira – Mulher Barbada, Caio Castelo e Luana Caiubi / Tutoria: Guilherme Kastrup
O projeto trata da construção do primeiro álbum da cantora drag queen Mulher Barbada, que influenciada pela chamada Nova MPB, pretende fazer drag music que flerte com a Tropicália e misture rock, samba, bossa nova e psicodelia. Junto dos artistas Caio Castelo e Dândara Marquês, Mulher Barbada pretende trabalhar composições atuais e novas canções ao longo do processo, abordando questões como gênero, sexualidade e representatividade.
ENCRUZILHADA
de Zeis, Renata Froan e Eudenia Magalhães / Tutoria: Kassin
Encruzilhada é uma metáfora para um mundo penetrado em dualismo(s). Que caminhos alternativos podemos seguir e quais as perspectivas de futuro? Neste trabalho, Zéis busca encontrar nas discussões sobre raça, na arte, nos encontros, na sua energia rockeira e nas suas referências da música brasileira, algo que conecta as pessoas. Encruzilhada é uma experiência estético-sonora, uma imersão poética, musical e afetiva entre o público e o artista.
MANIFESTO AFROKAOS
de Davinci, Dinho K7 e Durango / Tutoria: Felipe Fiuza
AfroKaos é uma pesquisa realizada por integrantes do coletivo Selo do Século que consiste numa experimentação sonora e visual centrada na estética afrofuturista, propõe-se
a criação de uma nova sonoridade advinda de texturas que serão construídas a partir de experimentações, que partem da mescla entre instrumentos orgânicos não-convencionais e da música eletrônica, buscando, assim, uma ressignificação do passado e almejando uma ascensão periférica.
Fortalezas: Trajeto de um Mundo Virá
2019
Um corpo sem voz em busca de voz
2018
2017
2016
2015
Aquarela Cearense – Grupo Murmurando
“Monocromático” – Miguel Cordeiro
2014
As nuvens serão um colar de margaridas
2013