Escola de Formação e Criação do Ceará

Programa de Audiovisual

Coordenação: Felipe Camilo

Negro. Cearense. Artista. Realizador Audiovisual. Educador. Pesquisador. Pela UFC – Universidade Federal do Ceará desenvolveu entre 2017-2021 a tese ‘Comunidade Visível: Narradores de Imagens e Memórias do Poço da Draga’, abordando temas da antropologia como imagem, memória, negritude e cidade. Na UFC, Foi professor no Instituto de Cultura e Arte (2019-2021) e membro do Lajus – Laboratório das Artes e da Juventude. Também atuou como educador em instituições como a escola Porto Iracema das Artes (IDM) e Rede Cuca. No Ifoto – Instituto da Fotografia do Ceará atuou de 2020-2021 na elaboração, curadoria e coordenação de projetos de arte e educação. Entre 2022-2023, realizou a pesquisa curatorial “Ruína, Rastro e Imaginação – Um devir negro nas Imagens”, aproximando sua obra a 06 outros artistas racializados na sala imersiva do Museu da Imagem e do Som do Ceará. A partir de sua tese foi curador da exposição ‘Poço 115 – Rastros na Cidade’ (Mac/Dragão do Mar 2021-2022). É co-autor do selo FrestaLab e autor do livro-objeto ‘Álbum Preto’ [prêmio adelina 2021] e do fotolivro ‘Poço 115 – um álbum imaginário’ [premiado no festival zum/ I. Moreira Salles 2022]. Publicou o fotolivro ‘Perecível’ em 2018 e sua exposição esteve na Mostra de Fotografia Etnográfica da RAM 2017 (Argentina), na ANPOCS 2018 e na bienal Fotográfica Bogotá 2019. Dirigiu os curtas ‘Memórias do subsolo ou o homem que cavou até encontrar uma redoma’, ‘Aluá’, ‘Resenha do Brasileirinho’. Realizou 02 edições do projeto “Mapadoc – Cartografias da Cultura Cearense”. Esteve no Salão de Abril de 2022 com a obra “Ceci n’est pas pessoa negra ou parda”. Participou recentemente da exposição coletiva Se Arar que inaugurou a Pinacoteca do Ceará em 2022 com obras adquiridas pela Secult/Ce; e de Negros Na Piscina mostra coletiva do Solar Fotofestival de curadoria de Fabiana de Moraes e Moacir dos Anjos. É co-idealizador do Efêmero Festival Experimental de Fotografia.

Percursos Formativos

1. PERCURSO DE CÂMERA

Objetivo: O percurso de Câmera apresenta, numa perspectiva teórico-prática, noções básicas de operação de câmera em suas dimensões técnica e discursiva, tendo como fundamento a imagem digital. O percurso é composto por três módulos:

Carga horária de 120h/a.

2. PERCURSO DE SOM

Objetivo: O percurso consiste em uma introdução ao som nos meios audiovisuais. Apresenta o campo da criação sonora e seus elementos para construção de narrativas e atmosferas, capacitando o aluno e auxiliando-o na percepção das nuances sonoras contidas nas obras audiovisuais através da realização de exercícios de captação de áudio. O percurso é composto por três módulos:

Carga horária de 120h/a.

3. PERCURSO DE EDIÇÃO


Objetivo: 
O percurso apresenta os conceitos e técnicas fundamentais da edição cinematográfica, destacando a criação de sentidos por meio da articulação de planos e elementos sonoros. É composto por três módulos:

Carga horária de 120h/a.