Programa de Audiovisual
Coordenação: Felipe Camilo
Negro. Cearense. Artista. Realizador Audiovisual. Educador. Pesquisador. Pela UFC – Universidade Federal do Ceará desenvolveu entre 2017-2021 a tese ‘Comunidade Visível: Narradores de Imagens e Memórias do Poço da Draga’, abordando temas da antropologia como imagem, memória, negritude e cidade. Na UFC, Foi professor no Instituto de Cultura e Arte (2019-2021) e membro do Lajus – Laboratório das Artes e da Juventude. Também atuou como educador em instituições como a escola Porto Iracema das Artes (IDM) e Rede Cuca. No Ifoto – Instituto da Fotografia do Ceará atuou de 2020-2021 na elaboração, curadoria e coordenação de projetos de arte e educação. Entre 2022-2023, realizou a pesquisa curatorial “Ruína, Rastro e Imaginação – Um devir negro nas Imagens”, aproximando sua obra a 06 outros artistas racializados na sala imersiva do Museu da Imagem e do Som do Ceará. A partir de sua tese foi curador da exposição ‘Poço 115 – Rastros na Cidade’ (Mac/Dragão do Mar 2021-2022). É co-autor do selo FrestaLab e autor do livro-objeto ‘Álbum Preto’ [prêmio adelina 2021] e do fotolivro ‘Poço 115 – um álbum imaginário’ [premiado no festival zum/ I. Moreira Salles 2022]. Publicou o fotolivro ‘Perecível’ em 2018 e sua exposição esteve na Mostra de Fotografia Etnográfica da RAM 2017 (Argentina), na ANPOCS 2018 e na bienal Fotográfica Bogotá 2019. Dirigiu os curtas ‘Memórias do subsolo ou o homem que cavou até encontrar uma redoma’, ‘Aluá’, ‘Resenha do Brasileirinho’. Realizou 02 edições do projeto “Mapadoc – Cartografias da Cultura Cearense”. Esteve no Salão de Abril de 2022 com a obra “Ceci n’est pas pessoa negra ou parda”. Participou recentemente da exposição coletiva Se Arar que inaugurou a Pinacoteca do Ceará em 2022 com obras adquiridas pela Secult/Ce; e de Negros Na Piscina mostra coletiva do Solar Fotofestival de curadoria de Fabiana de Moraes e Moacir dos Anjos. É co-idealizador do Efêmero Festival Experimental de Fotografia.
Percursos Formativos
1. PERCURSO DE CÂMERA
Objetivo: O percurso de Câmera apresenta, numa perspectiva teórico-prática, noções básicas de operação de câmera em suas dimensões técnica e discursiva, tendo como fundamento a imagem digital. O percurso é composto por três módulos:
Carga horária de 120h/a.
- Módulo I – A Narrativa no Audiovisual: De caráter prático e expositivo, apresenta o conceito de estrutura narrativa, com ênfase na forma aristotélica e a compreensão da jornada do herói. Por meio da leitura de filmes, discute-se a linguagem audiovisual como recurso de expressão criativa.
- Módulo II – Narrativas Visuais: O objetivo é sensibilizar o participante para o uso criativo da técnica em função da narrativa, explorando a câmera e a linguagem de vídeo como meio de contar experiências, sensações e ideias. Numa abordagem teórico-prática, apresenta os equipamentos e as técnicas de manuseio, os tipos de câmera para cinema e vídeo e os acessórios, a compatibilidade entre suportes diversos e formatos de janela. Discute os fundamentos da linguagem e da operação de câmera, considerando aspectos como o uso expressivo dos valores de quadro, eixos, sua composição e ações internas.
- Módulo III – Práticas Técnico Criativas em Câmera: Aprofunda, por meio de exercícios práticos, a construção da imagem no audiovisual. Aborda o uso da câmera, as lentes e filtros, os refletores e lâmpadas, os medidores de luz, a temperatura de cor, os tipos de iluminação por pontos de reflexão, a compatibilidade entre diversos suportes.
2. PERCURSO DE SOM
Objetivo: O percurso consiste em uma introdução ao som nos meios audiovisuais. Apresenta o campo da criação sonora e seus elementos para construção de narrativas e atmosferas, capacitando o aluno e auxiliando-o na percepção das nuances sonoras contidas nas obras audiovisuais através da realização de exercícios de captação de áudio. O percurso é composto por três módulos:
Carga horária de 120h/a.
- Módulo I Módulo – A Narrativa no Audiovisual: De caráter prático e expositivo, apresenta o conceito de estrutura narrativa, com ênfase na forma aristotélica e a compreensão da jornada do herói. Por meio da leitura de filmes, discute-se a linguagem audiovisual como recurso de expressão criativa.
- Módulo II – Narrativas Sonoras: O objetivo é sensibilizar o participante para o uso criativo de técnicas de captação de som direto para o audiovisual, em função da narrativa. Apresenta noções introdutórias de acústica e psicoacústica.
- Módulo III – Práticas Técnico Criativas em Som Direto: Aprofunda os conceitos, técnicas, equipamentos e softwares de captação e tratamento de som com ênfase no exercício de campo.
3. PERCURSO DE EDIÇÃO
Objetivo: O percurso apresenta os conceitos e técnicas fundamentais da edição cinematográfica, destacando a criação de sentidos por meio da articulação de planos e elementos sonoros. É composto por três módulos:
Carga horária de 120h/a.
- Módulo I – A Narrativa no Audiovisual: De caráter prático e expositivo, apresenta o conceito de estrutura narrativa, com ênfase na forma aristotélica e a compreensão da jornada do herói. Por meio da leitura de filmes, discute-se a linguagem audiovisual como recurso de expressão criativa.
- Módulo II – Criação de Sentidos pela Edição: Apresenta as ferramentas de edição e as formas de organização do material filmado. Aborda a construção de sentidos pela edição cinematográfica e suas interferências na narrativa. Trabalha a escolha dos planos a partir métrica das ações internas e a correlação entre tomadas e planos. Práticas com softwares de edição, como importação, organização de material e edição básica.
- Módulo III – Práticas Técnico Criativas para Edição: Apresenta e discute diferentes dinâmicas de edição de documentário e ficção, para televisão ou cinema. Práticas avançadas com software de edição, como multicâmera e codificações.