Programa de Artes Cênicas
Objetivo: Oferecer uma formação que promova o contato e diálogo entre as diversas áreas que compõem a criação cênica, propiciando ao aluno experiências nos campos criativo, técnico e expressivo que desenvolvam suas capacidades para compreensão e criação de obras cênicas.
Coordenação: Maíra Abreu Rocha
É diretora, dramaturga e produtora cultural no grupo Cena Fórum/Caucaia-CE. Arte-educadora na rede particular de ensino com ênfase na Educação Inclusiva. Licenciada em Teatro pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e graduanda em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora voluntária no Projeto de Extensão “Processos de Legitimação de Artistas Negras/os/es nas Artes Visuais Contemporâneas” (PPGS-UECE) com lócus no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), foi assistente de curadoria na exposição Quilombo Cearense (uma exposição coletiva contendo obras do acervo MAC e artistas convidadas). Co-fundadora e produtora cultural do Coletivo Urbano Cultural/Caucaia-CE.
Percursos Formativos
1. POÉTICA CORPORAL
Objetivo: desenvolver discussões e experimentos no sentido de instigar o participante a: perceber as diferenças entre o corpo cotidiano e o corpo cênico; exercitar técnicas de preparação corporal para a cena (aquecimento, atenção, energia etc.); investigar as potencialidades de seu próprio corpo para produzir significações nos processos de criação cênica; exercitar a criação a partir de textos dramáticos.
Percurso Práticas do Ator:
Oficina O ator e o texto: composições, com Grace Passô – 12 h/a
Poética Corporal – 60 h/a
Poética Vocal – 60 h/a
2. CENA, ESPAÇO E SIGNIFICAÇÕES
Objetivo: introduzir os conceitos e técnicas fundamentais para a criação do espaço cênico, destacando suas possibilidades narrativas e poéticas. Apresenta noções básicas de desenho e planta baixa e os elementos de um projeto cenográfico.
Percurso Cenografia:
Cena, espaço e significações – 45 h/a
Espaço cênico e criação de projeto – 45 h/a
3. NOÇÕES BÁSICAS DE FIGURINO
Objetivo: introduzir os conceitos (diferenças entre roupa cotidiana, look de moda e figurino cênico etc.) e técnicas (cores, materiais, texturas, caimentos e efeitos) fundamentais para a criação de figurino para teatro, destacando suas funções dramatúrgicas e conceituais.
Percurso Figurino:
Noções básicas de figurino – 45 h/a
Desenho de figurino e criação de projeto – 45 h/a
4. NOÇÕES BÁSICAS DE SONOPLASTIA
Objetivo: introduz os conceitos e técnicas básicas para a criação de sonoplastia para espetáculos teatrais. Aborda as possibilidades narrativas e poéticas do som na construção da cena. Apresenta noções de foley, gravação, edição, mixagem, softwares de produção de áudio, sound design, trilha sonora, pesquisa de sons e criação de banco sonoro para a cena teatral.
Percurso Sonoplastia:
Noções básicas de sonoplastia – 60 h/a
Sonorização de espetáculos – 45 h/a
5. NOÇÕES BÁSICAS DE ILUMINAÇÃO CÊNICA
Objetivo: introduz os conceitos e técnicas básicas para a iluminação do espaço cênico: os tipos de refletores, suas características, modos de utilização, filtros de cor, gobos, globos de vidro, máquina de fumaça e acessórios. A manutenção e gestão de montagens de estruturas cênicas. As mesas de luz digital e analógica, suas especificidades e princípios de programação. Introdução aos elementos básicos de um projeto
Percurso Iluminação:
Noções básicas de iluminação cênica – 60 h/a
Possibilidades luminotécnicas e criação de projeto – 45 h/a