Escola de Formação e Criação do Ceará

Programa de Formação básica
em Audiovisual

18

Programa de Audiovisual

Imagens e sons estão presentes em todos os lugares. Em telas grandes e pequenas, em casa, na escola, no trabalho, em espaços públicos, no bolso, na mochila. As imagens e sons muitas vezes surgem sem pedir permissão. Podem nos incomodar, violentar, oprimir e diminuir nosso poder de agir no mundo. Em outros momentos, nos apropriamos de sons e imagens para nos expressar, comunicar, viver, amar e experimentar a vida, o tempo, as relações. O Percurso Básico em Audiovisual convida os participantes a construírem experiências audiovisuais individuais e coletivas a partir de seus próprios contextos, recursos e equipamentos disponíveis. Através dessas experiências, orientadas por artistas de diversas áreas, são apresentadas as múltiplas possibilidades de criação audiovisual no mundo contemporâneo, em três eixos, independentes e complementares – Visualidades, Sonoridades e Montagens.

Nos encontros de Visualidades, compartilham-se conhecimentos sobre fotografia estática e em movimento, explorando experiências relacionadas ao ambiente em que vivemos, ao corpo, ao território e à memória. As aulas abordam saberes técnicos e usos criativos da câmera, combinando-os com discussões sobre a imagem e seus desdobramentos éticos. Nesse sentido, o aprendizado técnico da fotografia se mantém imbricado às reflexões sobre sua utilização como meio de expressão desde um ponto de vista estético-político. 

O eixo das Sonoridades introduz um complexo universo sonoro presente no meio audiovisual, incitando a atenção às diferentes formas de escutar os sons e suas paisagens. A música, o rádio, os podcasts, os alto-falantes nos carros, as vozes nas feiras, os fones de ouvido no ônibus, os sons em 5.1 nos cinemas – a presença dos sons é constante e tem o poder de nos transportar para outros espaços e tempos. Os sons afetam nosso humor e nossa percepção, ressoando frequências dentro e fora de nós. Os encontros sonoros compartilham métodos e ferramentas para a criação sonora no campo audiovisual e abordam as múltiplas possibilidades dos equipamentos e técnicas de gravação e edição. 

Em Montagens, a edição audiovisual emerge como uma maneira de construir pensamentos, ideias, narrativas e sensações. No dia a dia, fazemos montagens constantemente, muitas vezes sem perceber: combinamos elementos, acessamos conteúdos dispersos, selecionamos o que desejamos – são gestos de montagem que ocorrem em um mundo repleto de informações. A internet e a cultura das redes sociais, assim como a inteligência virtual e as linguagens generativas, funcionam por meio de montagens e edições, permitindo associações, recriações, remixes, amostras, GIFs, memes e uma série de outros formatos baseados em uma lógica de recriação e transformação do que já existe. Aqui são apresentadas algumas ferramentas de edição e métodos de trabalho com materiais filmados ou coletados a partir de arquivos públicos e privados.

Seleção

O Programa de Formação Básica é destinado, prioritariamente, para pessoas entre 16 e 29 de idade, estudantes ou egressos da rede pública, com ensino fundamental concluído. 50% das vagas do cursos são destinadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais e transgêneros. Não é necessário ter experiência anterior em artes para participar. 

Cada percurso das diferentes áreas oferece, em média, 25 vagas. As inscrições são realizadas pelo site da Escola e o processo seletivo pode incluir duas etapas – a primeira consiste na análise da inscrição da pessoa interessada tendo como base os pré-requisitos específicos do curso (explicitados na ficha de inscrição) e os critérios de prioridade da Porto Iracema para o Programa de Formação Básica. A segunda etapa da seleção é a entrevista.

Confira as inscrições abertas aqui.

portoiracemadasartes.org.br porto iracema das artes anuncia artista e pesquisador felipe camilo como novo coordenador do curso basico em audiovisual foto micaela menezes

Coordenação

FELIPE CAMILO

Realizador Audiovisual. Fotógrafo. Educador. Pesquisador. Pela UFC desenvolveu entre 2017-2021 a tese ‘Comunidade Visível: Narradores de Imagens e Memórias do Poço da Draga’, abordando antropologia, imagem, memória, negritude e cidade. Na UFC, foi professor no Instituto de Cultura e Arte (2019-2021). Foi também membro do Ifoto e é co-idealizador do Efêmero Festival Experimental de Fotografia. Dirigiu os curtas ‘Memórias do subsolo ou o homem que cavou até encontrar uma redoma’, ‘Aluá’, ‘Resenha do Brasileirinho’. Realizou 02 edições do projeto ‘Mapadoc – Cartografias da Cultura Cearense’. Participou recentemente das exposições ‘Se Arar’ e de ‘Negros Na Piscina’ que inauguraram a Pinacoteca do Ceará em 2022. Atualmente está como coordenador de percursos básicos de audiovisual na escola Porto Iracema das Artes.