Escola de Formação e Criação do Ceará

Sobre os
Programas

Programas de Artes Cênicas

São ofertados percursos na área de formação de atores, escrita dramática e nas demais linguagens que compõem a encenação teatral, tanto em caráter de iniciação como também em caráter de formação complementar. Na área de formação de atores e atrizes, o percurso básico inicial está dividido em três módulos concomitantes: Poéticas VocaisPoéticas Corporais e Poéticas da Criação. Ainda nesta área, diversas formações complementares à do ator/intérprete/performer podem ser ofertadas, como por exemplo: Iniciação ao Clown, Teatro Épico, Ações Físicas, Ator Performer, Ator no Audiovisual, dentre outros.

Na área dramatúrgica o Percurso Ateliê de Escrita Dramática, ofertado em módulos sequenciais e em parceria com os Cursos Básicos de Audiovisual, inicia seus alunos na escrita dramatúrgica para teatro e audiovisual. Nas demais áreas de saber e fazer que compõem a cena teatral os percursos formativos contam com módulos sequenciais e foram estruturados no Programa Linguagens da Cena, que abrange as formações iniciais em iluminação, sonoplastia, figurino, maquiagem, cenografia, cenotecnia e produção.

 

Coordenação

MAÍRA ABREU

É diretora, dramaturga e produtora cultural no grupo Cena Fórum/Caucaia-CE. Arte-educadora na rede particular de ensino com ênfase na Educação Inclusiva. Licenciada em Teatro pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e graduanda em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora voluntária no Projeto de Extensão “Processos de Legitimação de Artistas Negras/os/es nas Artes Visuais Contemporâneas” (PPGS-UECE) com lócus no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), foi assistente de curadoria na exposição Quilombo Cearense (uma exposição coletiva contendo obras do acervo MAC e artistas convidadas). Co-fundadora e produtora cultural do Coletivo Urbano Cultural/Caucaia-CE.