Escola de Formação e Criação do Ceará

Programa de Formação básica
em Artes Cênicas

foto te pinheiro @in te formacao em artes cenicas 41

Programa de Artes Cênicas

O teatro é uma forma de arte coletiva que envolve múltiplas linguagens, como o corpo, a voz, o figurino, o cenário, a dramaturgia e a iluminação. Sendo assim, o Percurso de Teatro oferece um caminho de aprendizado e iniciação nas práticas teatrais, explorando diversas abordagens nessa forma de arte. Sua estrutura abrange referências do teatro brasileiro em sua diversidade, ressaltando a importância da construção de narrativas como elemento fundamental da cena teatral, além do diálogo com aspectos visuais e poéticos e a interação com artistas, grupos e coletivos de diferentes contextos e conhecimentos. O objetivo desse percurso é exercitar a criação, a experimentação e a discussão da cena teatral de maneira abrangente, estabelecendo conexões com as vivências culturais de cada estudante

Seleção

O Programa de Formação Básica é destinado, prioritariamente, para pessoas entre 16 e 29 de idade, estudantes ou egressos da rede pública, com ensino fundamental concluído. 50% das vagas do cursos são destinadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais e transgêneros. Não é necessário ter experiência anterior em artes para participar. 

Cada percurso das diferentes áreas oferece, em média, 25 vagas. As inscrições são realizadas pelo site da Escola e o processo seletivo pode incluir duas etapas – a primeira consiste na análise da inscrição da pessoa interessada tendo como base os pré-requisitos específicos do curso (explicitados na ficha de inscrição) e os critérios de prioridade da Porto Iracema para o Programa de Formação Básica. A segunda etapa da seleção é a entrevista.

Confira as inscrições abertas aqui.

portoiracemadasartes.org.br artes cenicas maira abreu

Coordenação

MAÍRA ABREU ROCHA

É diretora, dramaturga e produtora cultural no grupo Cena Fórum/Caucaia-CE. Arte-educadora na rede particular de ensino com ênfase na Educação Inclusiva. Licenciada em Teatro pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e graduanda em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora voluntária no Projeto de Extensão “Processos de Legitimação de Artistas Negras/os/es nas Artes Visuais Contemporâneas” (PPGS-UECE) com lócus no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), foi assistente de curadoria na exposição Quilombo Cearense (uma exposição coletiva contendo obras do acervo MAC e artistas convidadas). Co-fundadora e produtora cultural do Coletivo Urbano Cultural/Caucaia-CE.